quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FIFA World Cup 1974 - Jugoslávia


Na sua 6ª participação em Campeonatos do Mundo, os Jugoslavos chegavam à Alemanha com a clara intenção de melhorar o seu registo na prova. Em edições anteriores, a selecção dos Balcãs havia conseguido dois honrosos 4º lugares, em 1930 no Uruguai e em 1962 no Chile, e chegavam a este torneio dispostos a quebrar a síndrome do 4º classificado.
O caminho para chegar à fase final do torneio não foi fácil e a qualificação apenas foi obtida num play-off de desempate ante a Espanha, depois de ambas as selecções terem terminado o grupo 7 da zona Europeia em primeiro lugar e empatadas em todos os critérios regulamentares.
Esta situação de "empate técnico" obrigou à disputa de mais um jogo entre ambas em campo neutro. No dia 13 de Fevereiro de 1974, em Frankfurt, a Jugoslávia venceu a Espanha por 1-0 e estava, deste modo, qualificada para o Campeonato do Mundo da Alemanha.
Na primeira fase do torneio, os resultados pareciam confirmar esse anseio Jugoslavo de querer fazer mais e melhor. Inseridos num grupo que incluía o Brasil, a Escócia e a modesta selecção Africana do Zaire, os Jugoslavos acabaram por ficar em 1º, após os empates registados com o Brasil e a Escócia e da maior goleada de todo o torneio diante do Zaire por 9-0, avançando, assim, para a segunda fase.
A segunda fase, porém, foi bem diferente. Incapazes de demonstrar a consistência evidenciada nos primeiros 3 jogos, os Jugoslavos baquearam em toda a linha e foram uma das desilusões, contando por derrotas todos os jogos realizados: 0-2 com a Alemanha Ocidental, 1-2 com a Polónia e novamente 1-2 com a Suécia, terminando, dessa forma, a sua participação no Campeonato do Mundo, que se saldou por um 7º lugar final entre todos os participantes.
Vamos agora olhar para os uniformes que a selecção Jugoslava usou durante este Campeonato do Mundo: 

Uniforme Tradicional
Durante este Campeonato do Mundo, o uniforme tradicional da Jugoslávia foi usado no jogo de abertura do grupo 2, num empate a zero contra o Brasil. Este uniforme composto por camisola azul, calção branco e meias vermelhas, foi também usado durante toda a segunda fase da competição, na qual os Jugoslavos contaram por derrotas todos os jogos realizados.

Uniforme Tradicional Alternativo
No jogo com a Escócia, que terminou empatado a um golo, a Jugoslávia usou o uniforme tradicional mas com uma pequena mudança na cor dos calções. O facto de os Escoceses usarem  o uniforme alternativo que era totalmente branco obrigou a Jugoslávia a mudar a tonalidade dos calções, o que conferiu ao uniforme tradicional um visual diferente.

Uniforme Alternativo

A utilização do uniforme alternativo em apenas um jogo deste Campeonato do Mundo carece de uma explicação oficial, não pelo facto de só ter sido usado uma única vez, mas por tal ter acontecido no jogo contra o Zaire, visto a selecção Africana ter utilizado um esquema de cores que não interferia com o uniforme tradicional Jugoslavo. Ainda assim, este equipamento fica religiosamente ligado à história deste Campeonato do Mundo, uma vez que os Jugoslavos aplicaram a maior goleada do torneio: 9-0!

Imagens Reais

2 comentários:

  1. ola o seu projeto nao vai mais avante ?

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim, vai sim, claro que sim! Confesso que a paragem foi grande, mas já estou de volta :) obrigado pela visita!

    ResponderEliminar